A Senhorinha de 90 anos (ou mais)

Quem conta: lucasmachado
Conta mais: a vida surpreende e as longas vidas também.

Quando volto de ônibus pra casa, escolho sentar na poltrona mais afastada ou naquelas em que é possível não ter ninguém sentado ao lado. Não por arrogância, mas depois de passar o dia todo falando e ouvindo, penso que 15 minutos de silêncio são praticamente um ritual de meditação.

Um dia escolhi me sentar nas poltronas do fundo, onde não havia ninguém perto e é muito difícil alguém sentar. Trinta segundos depois de acomodado, uma senhorinha de quase 90 anos (ou mais) saiu do lugar que estava e foi sentar ao meu lado. Nem tive tempo de respirar quando ela começou a falar que fazia 15 anos que frequentava o mesmo psiquiatra. Confesso que no primeiro momento quis me levantar e arrumar outro assento, seguir o restante do caminho em pé ou buscar meu fone de ouvido na mochila.

Concluí que qualquer alternativa que eu escolhesse seria muito mal educada. Então aceitei e fiz contato visual, prestei atenção, respondi nos dois únicos momentos em que ela deu uma pausa e sorri pra que ela não sorrisse sozinha das próprias histórias.

Fiquei sabendo o nome e sobrenome das 8 patroas que ela teve, ela descreveu todos os cômodos da casa em que mora sozinha e me contou que o seu marido, já falecido, gostava muito de dormir e beber pinga, mas que era ótimo “porque assim ele não me irritava”. Finalmente chegou no destino dela, dois pontos antes do meu. Antes de se levantar, ela me olhou e disse:
– Muito obrigada, meu filho, eu já estou meio doida, mas muito obrigado por me ouvir!

Passei o resto do caminho torcendo muito pra que a senhorinha de quase 90 anos (ou mais) encontre um ouvido em cada ônibus que entrar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star