A Amizade à Distância

Quem conta: clauidadias
Conta mais: amizade é, acima de tudo, CERTEZA!

Estava saindo do trabalho num dia de comemoração, expectativas, cansaço mental e vontade de dividir os pensamentos e sentimentos que me envolviam e me tiraram do caminho para casa. Peguei o celular, mas decidi não ligar pra ninguém. Fui dar uma volta, não estava a fim de correr, só caminhar e pensar.

A grande verdade é que eu queria colo. Justo eu, que amo cuidar, ouvir, proteger… sempre acredito que dando colo quem recebe mais sou eu, mas em algum momento isso viria à tona e me sentiria assim, porque é humano, ninguém dá conta de tudo sozinho. Enfim, eu precisava de uma mão para segurar. Fui tomar um sorvete (AMO como todas as minhas forças rs) e no caminho comecei a refletir sobre vida, profissão, novos caminhos, amor – uma eterna lição! Em especial, às minhas duas últimas doloridas tentativas de relacionamento em que o ponto em comum era a “autosuficiência”.

Havia um “ego” entre nós que ocupava todo espaço. Minha essência é sinestésica, talvez seja esse o aprendizado: dessensibilizar quem não se permite o exercício dos sentidos, do toque, audição… enfim, entender que somos diferentes e únicos, e essa diversidade nos aproximam através dos excessos e vazios que há permissão de entrada. Mas, longe de ser a vítima, isso é apenas uma reflexão!

Quase chegando em casa, ouço uma chamada no celular. Parei o carro e, para minha surpresa, era minha grande amiga que mora na Inglaterra. Foi mais um presente nesse dia! A ligação era pelo meu aniversário e ficamos conversando por quase uma hora. Falamos de saudade, família, vida. E eu, enfim, encontrei o colo que precisava.

Tiveram sorrisos, lágrimas, conselhos e a certeza de um bem querer verdadeiro que se perpetua através da família que ela está formando lá. Nutro uma felicidade imensa pelo aprendizado, maturidade e superação diária que ela adquiriu. Viva as mídias sociais que proporcionam esses encontros e promovem o exercício do convívio e da alegria dos que estão longe e reconhecem a verdadeira importância das pessoas que passam e “ficam” em suas vidas.

Só depois da alegria dessa conversa e bem acompanhada de um sorvete de frutas vermelhas, refleti sobre uma frase de Marguerite Yourcenar escritora belga e de importante papel na literatura francesa que me intrigava há tempos: “amizade é, acima de tudo, certeza. É isso que a distingue do amor”. É bem assim, no amor há mais carinho, na amizade compreensão. O amor nos dá asas. A amizade nos dá o chão.

4 replies to “A Amizade à Distância

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star