Os Alunos

Quem conta: eleonoraribeiro
Conta mais: daquelas lições de casa pra vida toda.

Dar aula é uma doação constate, intensa, muito intensa. Ser professor não é uma profissão, é uma missão. Quem nasceu com ela, não “se encontra” fazendo mais nada.

Passando um ano na França, tive a oportunidade de viver uma experiência bem diferente em sala de aula. Os alunos não eram brasileiros, mas sírios, chineses, dinamarqueses, líbios, tailandeses, ou de algum país que eu, saindo do meu mundinho, passei a conhecer. Os encontros são diários, as relações são inevitavelmente temporárias e, apesar de saber disso, me envolvo e me apego a (quase) todos com quem tenho a oportunidade de conviver.

São histórias incríveis, são seres humanos incríveis. Alguns me levam pratos típicos dos países deles, alguns me fazem desenhos, alguns me ensinam palavras em suas línguas, outros me falam de como é fugir da guerra. Quase todos me sorriem sinceramente e demonstram gratidão.

As palavras, muitas vezes, faltam. Faltam para eles e faltam para mim também. Mas a emoção passa pelos olhos, pelos gestos. Não aprendi a falar árabe nem tailandês, mas esses “alunos” me ensinaram muito mais do que qualquer curso que eu poderia fazer. Todos eles reforçaram minha certeza de que estou onde eu deveria estar e fazendo o que eu deveria fazer.

Por acaso, três dessas pessoas passageiras me associaram ao sol. Mal sabem eles a luz que ELES trouxeram para os meus dias.

*A Eleonora compartilha mais coisas lindas da França no http://www.csuper.com.br <3

7 replies to “Os Alunos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star