Os Exames

Quem conta: lorenamoura
Conta mais: eu aprendi o quanto significa significar algo a alguém.

Desde cedo na faculdade, aprendemos que um dos pilares para o exercício pleno da profissão é a criação de uma relação médico-paciente sólida, um vínculo. É quando você passa a ser “O” médico do paciente e não apenas um médico a mais. Você significa algo para ele.

Era uma terça-feira, faltavam poucas semanas para o fim de meu primeiro internato e atendi um senhor já idoso, que queria fazer um check-up, pois há muito tempo não se consultava. Conversamos muito durante a consulta, ele me contou um pouco de sua história e eu lhe contei da minha. No final, após passar seu histórico para meu professor e estabelecermos a conduta, lembrei a ele que trouxesse alguns exames antigos em uma próxima consulta (em torno de 20 dias), juntamente com os novos que foram solicitados naquele dia, pois precisaríamos analisá-los também, e nos despedimos.

Dois dias depois, enquanto eu participava de um evento científico fora da unidade, ele retornou e, ao se consultar somente com meu professor, perguntou pela “médica pequenininha” (eu). Ele disse que os exames eram para que eu visse e perguntou quando eu estaria lá, pois ele voltaria para mostrá-los para mim também. Meu professor disse que eu estaria lá no dia seguinte e ele prometeu voltar. E voltou!

Quando meu professor me contou o que tinha acontecido no dia anterior, nem acreditei! Acho que signifiquei algo para ele, mas aquele senhor dos cabelos brancos e riso fácil e tímido nem imagina o quanto significou para mim! <3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star