Quem conta: rodrigosales
Conta mais: escolhi a minha forma de reverter a situação.
O meu avô estava internado no hospital geral de Macapá, Amapá, por alguns dias e fui passar uma noite com ele. Ao lado do seu leito estava um senhor com cara de bravo, parecia mal humorado por estar aos cuidados das duas enteadas, que o banhavam e lhe davam comida. Às vezes, ele tentava tirar as cobertas, a sonda e a agulha da veia. Era um senhor bem ranzinza.
O vi por toda a madrugada segurando o suporte para soro e a borda do colchão com força para exercitar as mãos, sempre sendo hostil com as moças que cuidavam dele. Lá pelas 5 horas da manhã, as meninas foram lhe dar banho e depois tinham que passar talco nas costas dele, mas não conseguiam levantá-lo sozinhas, então me solidarizei e fui ajudá-las.
À principio, ele me olhava por baixo dos ombros com desacordo, mas fui perguntando sobre futebol, política, namoradas e aos poucos ele foi se mostrando mais bem humorado. Percebi que os pés dele estavam com pontos roxos, causados pela pouca movimentação.
Acabou a minha noite de companhia para o meu avô e fui para casa pensando no senhor ranzinza. Eu voltei ao hospital no dia seguinte e encontrei ele mais animado, fez até um sinal positivo com a mão para mim. Foi uma conversa e tanto esse gesto! Voltaria no outro dia à noite, mas meu avô faleceu pela manhã e tive que ir ao hospital antes.
Eu já havia deixado na minha mochila uma bola terapêutica para ele, que ajuda a pressionar e estimular os movimentos, mas cheguei ao hospital no desespero pela minha perda e por ver o derramar de lágrimas dos meus familiares. Acabei não levando a bola para o senhor.
Quando estava indo embora encontrei no corredor a enteada do ranzinza, abri a mochila e dei a bola a ela, que olhou surpresa e agradeceu.
Eu voltei para casa com a dor da perda, mas com a certeza de uma ajuda. Sei que o senhor ficará melhor com o pequeno presente e sei que eu fico melhor por poder adotar um avô.
Nunca mais vi o tal senhor, mas vou voltar ao hospital para visitá-lo.
Que linda sua atitude Rodrigo! Espero que o mundo seja preenchido por mais pessoas como você!
<3