Em Paris

Quem conta: sergiosouto
Conta mais: era minha despedida e virou um começo.

Duração da estadia em Paris: 30 dias. E foi exatamente no último deles que uma amizade de poucos minutos marcaria para sempre a minha relação com pessoas inesperadas.

Antes do encontro, preciso dizer que esta viagem teve um destino mais interno. Fui para fora buscando enxergar mais dentro. O apartamento alugado me distanciava da obrigação fraternal dos albergues. Os almoços nas ruas de diferentes arrondissement me serviam a solitude de bandeja. Eu não me preparava todos os dias para afastar pessoas. Eram apenas convites diários ao silêncio. Era preciso deixar a cidade falar sozinha. Eu aprendia a escutar.

Pois bem. Depois de conseguir me movimentar sem mapa, acabei escolhendo uma praça ao lado do apartamento para me despedir. Sentei-me num banco e vi a vida acontecer ao modo francês.

Eis que uma senhorinha senta-se para conversar amenidades. Explico-lhe educadamente em francês que “eu não falo francês”. E, em uma questão de segundos, alguma tecla SAP mágica foi acionada.

Ela se interessou pela minha então incapacidade linguística. E eu pela empolgação do seu olhar. Luzes que se acenderam ainda mais quando respondi ao que me pareceu uma pergunta de onde eu vinha. “Brésil! Brésil!” – exclamava eufórica. A partir daí pude entender que aquela senhorinha amava o meu país e, vejam só, teve a sorte de amar um brasileiro que a levava para dançar.

O papo fluiu de uma maneira quase surreal. A possibilidade de eu ter entendido tudo errado existe. Quem se importa? O certo era a sua história de amor por um brasileiro que a fazia rodopiar pelos bailes da vida. Isso ainda enche meu coração de alegria. O passado, para ela, eram como os broches que enfeitavam seu casaco. Estavam ali, leves, fáceis de se carregar. Disponíveis para quem quisesse apreciar.

Eu trouxe da viagem um broche permanente de alguém temporário. Comecei ali uma coleção.

2 replies to “Em Paris

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star