A Carona

Quem conta: julianamachado
Conta mais: eu só queria um táxi.

A dificuldade de encontrar um táxi é sempre proporcional à urgência de encontrá-lo.

Era sexta-feira, em torno de 6 da tarde e um engarrafamento absurdo me separava de onde eu precisava estar naquele momento. Depois de tentar chamar táxi por aplicativos, resolvi tentar a sorte na rua mesmo. Vários táxis passaram por mim. Todos ocupados, é lógico.

Decidi ir descendo a avenida pra ver se em algum cruzamento surgia um carro vazio. Uns 3 quarteirões depois, ainda nada de táxi. Pra piorar tudo, cheguei a uma esquina onde tinham 2 caras na mesma situação que eu. Traumatizada com o dia em que eu, sem querer, peguei um táxi onde 2 meninas já estavam esperando antes de eu chegar – e quase apanhei por isso – puxei papo eles:
– Tá difícil, né?
– Pô, muito!
– Eu vi que vocês estavam aqui primeiro, tá? Não se preocupem, eu não vou roubar o táxi de vocês!
Eles riram.
– É sério! Vocês já estavam aqui quando eu cheguei. Eu também estou tentando pelo aplicativo, mas os taxistas aceitam e cancelam. Não tem como chegar aqui.
– BH está pior que o Rio!
– Ah, vocês são do Rio! Que legal! Gosto muito de lá!

Continuamos conversando e eles me contaram, entre outras coisas, que estavam indo pro aeroporto.
– Então mesmo que eu consiga um táxi no app eu deixo vocês irem nele! Eu vou aqui perto. Já vocês têm um chão bom até Confins…

Esperamos mais uns 10 minutos, nada de táxi na rua, nada de táxi no aplicativo. Falei que ia continuar andando e chamei os dois pra virem comigo até a próxima avenida. Eles toparam e nós fomos caminhando, falando de trabalho, de trânsito, das diferenças entre Belo Horizonte e o Rio de Janeiro. O papo fluiu e uns 15 minutos depois surgiu um táxi livre.
– Vocês podem ir nele! Eu fico e pego o próximo!

Eles aceitaram, agradeceram muito, foram embora e eu pensei “ah, se veio um pra eles, já já vem um pra mim também”. Ledo engano. Fiquei parada por quase 30 minutos no mesmo lugar até a hora em que uma senhora enfiou a cabeça na janela do táxi em que estava e gritou:
– Menina, vem cá! Eu já vou descer. Quer uma carona?
– Oi?
– Quer uma carona? Eu vou descer na próxima rua. Entra aí e já segue com o táxi!

Relembrei todas as recomendações sobre não entrar em carros de estranhos que recebi a minha vida inteira dos meus pais, mas imaginei algo do tipo “se essa velhinha me sequestrar, no máximo vai ser como a bruxa da casa de doces da história de João e Maria; ela vai me encher de comida e, com a fome que estou, vou adorar”. Entrei no carro sem pensar 2 vezes.

– Moça do céu! Muito obrigada! Nem acredito que consegui um táxi! Você não existe! Muito obrigada mesmo pela gentileza!
– Eu vi sua carinha de desespero… Estava ali há muito tempo?
– Nossa, há muuuuuito tempo! Até veio um táxi vazio enquanto eu estava lá, mas eu passei pra uns moços que precisavam ir pro aeroporto. O aeroporto é longe, né? Dei a preferência pra eles.
– Ah, que gracinha! Então eu dei carona pra pessoa certa. O bem que você fez voltou rapidinho pra você!

Entramos na primeira rua à direita e uns 4 quarteirões pra frente, a senhora pagou, deu tchau e desceu. Indiquei o caminho pro taxista e durante toda a corrida o nosso assunto foi ‘gentilezas cotidianas’. De brinde, ainda ganhei um “Claro que não, você tinha acabado de fazer uma!” quando disse que esse tipo de ação é rara hoje em dia. O peso do cansaço da semana foi todo embora com aquele táxi depois que o motorista me deixou no meu destino.

4 replies to “A Carona

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star