A Laranja Mecânica – Parte I

Quem conta: julianacasemiro
Conta mais: eu só queria tirar uma foto do caminhão.

Marcamos de ver o jogo em um pub perto da minha casa. Fui a pé e, ironias dessa vida, errei a rua. Na hora que me dei conta, deparei com um caminhão todo exótico parado na vaga de visitante de um prédio. Merecia uma foto e peguei o celular. Eis que surge um cara lá no fundo:
– Oi, posso tirar uma foto do seu caminhão?
– Obrigada! (com um sotaque diferente)

Era óbvio que ele era gringo e nem entendeu o que eu falei, então atravessei a rua e lá estava um homem altíssimo, cabelos até o ombro e barba comprida meio branca, meio loira. Perguntei de onde ele era. Super empolgado, abriu a camisa e mostrou a que estava em baixo: laranja-Holanda.
– Holanda? Uau!
– Sim, mas venho de São Francisco, Estados Unidos.
– Como assim?
– É o sonho da minha vida ver a Holanda jogar uma Copa do Mundo. Construí a Laranja Mecânica – e aponta para o caminhão – para vir até o Brasil realizar isso. Saí dos EUA em janeiro com muita gente rindo da minha cara. Veja bem, é um caminhão original dos anos 50 e crianças com deficiência me ajudaram a construí-lo.

Aquele momento que você para pra observar que o que era impressionante, tornou-se emocionante. O caminhão tinha um monte de nomes, mensagens, países escritos. Detalhes que eu perderia horas pra ver com calma.

Continuo:
– Qual é o seu nome?
– Bernardo. Mas meu passaporte diz Bernardus. Muito prazer. E o seu?
– Juliana. O prazer é meu. É um nome bem popular aqui! Você já deve ter conhecido alguém. Hahaha.
– É também o nome de uma rainha da Holanda!
– Verdade! Bom, então quer dizer que esse caminhão é a sua casa?!
– Isso! Mas as pessoas são maravilhosas! Muita gente me ofereceu cama, comida, chuveiro. Eu dormi muito na Laranja, mas eu fui muito bem cuidado. E o seu povo é muito carinhoso, estou apaixonado pelo Brasil.
– Nós somos conhecidos por isso também.
– Faz sentido. Eu vi muita coisa. Eu passei pela Amazônia, Nordeste. Tive muita sorte. A Laranja nunca me deixou na mão, nem as pessoas. Eu respeito muito o seu povo, mas eu não acho que o Brasil deveria ganhar a Copa. E a razão é simples: se vocês ganharem, vocês estão com o ticket na mão para continuar camuflando os problemas por mais tempo. Vão postergar a alegria e esquecer de mudar o política. Futebol é lindo, mas não é tudo. Você têm muitos problemas pra resolver.

Nessa hora, eu pedi que ele desse um giro de 360° e me contasse quantas bandeiras do Brasil tinham nas janelas. Nenhuma.
– Eu moro nesse bairro há 11 anos, já vi outras Copas aqui. É o primeiro ano que ninguém se manifesta. Nós estamos preocupados.
– Exatamente. A bandeira precisa ser levantada por muitas outras razões. Muito dinheiro para construir estádios que não terão utilidade depois. Eu vi muita coisa e eu torço por vocês. Por isso, eu acho que a Holanda precisa ir com a Alemanha pra final. Há 40 anos existe essa expectativa e ter europeus numa final aqui anula o Brasil como time, para ser a sede de um jogo histórico. Vocês merecem espalhar mais mensagens além do futebol. Todos temos uma mensagem pra passar! A minha é essa.
E aponta pra um broche enorme escrito “Não ao racismo e discriminação”.

Ele me deu uma aula nos 15 minutos que conversamos e eu não queria que terminasse ali. O convidei para ver o jogo com a gente e ele topou. Mas faltava uma coisa:
– Deixando tudo de lado, preciso colocar meu uniforme do Brasil. Encontro vocês lá.

Dei as coordenadas e torci muito pra ele aparecer. Cheguei atrasada e maluca contando o que tinha acabado de acontecer comigo para as minhas amigas. Dez minutos depois, começou o jogo e o lugar lotou. Nada dele. O primeiro tempo foi difícil e toda hora eu tentava achá-lo no fundo do pub. No intervalo, levantei e lá estava o holandês, interagindo no bar com uma galera.

Continua…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star